Fibras Alimentares - por Drª Daniela Silva

Bom dia meus amores,




Hoje venho falar-vos sobre fibras alimentares! Sim, já todos sabem que são importantes mas a realidade é que a grande maioria das pessoas não percebe bem este conceito nem sabe ao certo quantidade que deve ser ingerida diariamente...

Apesar da sua definição não ser consensual, as fibras alimentares são componentes naturalmente presentes em alimentos de origem vegetal, são resistentes à acção das secreções digestivas  provenientes das porções mais altas do tubo digestivo (boca, estômago, vesícula biliar, pâncreas  e intestino delgado).

As fibras podem ser divididas tendo em conta diversas propriedades sendo que a mais utilizada é relativa à sua solubilidade. 

Ou seja, podem ser solúveis ou insolúveis:
   -Solúveis: aumentam a fermentação, aumentando a viscosidade do conteúdo intestinal.  Formam um gel em contacto com a água; atrasam o esvaziamento do estômago e intestino  delgado e promovem a sensação de saciedade gástrica.
(Ex: pectina, beta-D-glucanos...)
   -Insolúveis: são responsáveis pelo aumento do volume fecal e evitam a obstipação.  
(Ex: celulose, hemicelulose  e linhina)

As fibras são particularmente abundantes nas partes mais externas de sementes, frutos,  leguminosas e outros alimentos. Deste modo, operações de remoção das camadas externas  como descascar ou submeter os alimentos a alguns processos de moagem e peneirá-los muito,  podem ter como consequência o seu empobrecimento.
A contribuição dos vegetais para o aprovisionamento alimentar de fibras depende da variedade  de espécies disponíveis para a alimentação, do grau de maturação e das condições que  influenciaram o crescimento da planta e do tipo de processamento, nomeadamente culinário e  industrial, a que são submetidos.

Para a população geral, a OMS sugere valores da ingestão de NSP entre 9,2 g a 13,4 g  por 1000 Kcal ingeridas (considerando um adulto com padrão médio de ingestão diário de aproximadamente 2400 Kcal, a porção diária recomendada é de 22,1 a 32,2 g).  

Agora, apesar de muito boas e importantes, não se esqueçam de que se não tiverem uma alimentação equilibrada e um estilo de vida saudável, não há fibra que vos salve! Fibra sem água não dá bom resultado (a nutri favorita está a avisar!!!!)

Um beijinho e até ao próximo post...

Dra. Daniela Silva

Share:

0 comentários