Um inimigo escondido - por Dra Daniela Silva
Ok, leram o título e já estão a dizer: “Esta miúda é uma drama queen. Lá vem ela com mais filmes na cabeça”
Esta semana venho falar-vos sobre o sal! O sal ou cloreto de sódio, para os amigos, está presente em quase todos os alimentos embora alguns produtos como caldos culinários, charcutaria e outros processados sejam recordistas em teor de sódio.
A Organização Mundial de Saúde aponta como valor máximo admissível o consumo de 5g/dia, no entanto e como os portugueses gostam de fazer tudo em grande o consumo médio por parte da nossa população é de cerca 10,7g/dia.
Já todos sabem que o consumo de sal em excesso faz mal e as consequências que podem surgir mas uma coisa que vos pode surpreender é que o gosto pelo paladar salgado não é inato (eu seja não nascemos a gostar de produtos salgados) e por isso podemos treiná-lo de forma a reduzir a quantidade de sal que ingerimos.
Por exemplo, neste momento praticamente não uso sal nos meus cozinhados…Recorro a especiarias e a ervas aromáticas que ajudam imenso nesta tarefa!
Ah ok podem dizer que é difícil e não sabem o que combina com o quê mas arranjo solução para este mal….vão para a cozinha e experimentem! Acreditem que é a melhor forma de aprender! E como não quero que peguem fogo à cozinha, deixo-vos uma pequena ajuda com combinações comuns entre ervas aromáticas e alguns produtos.
Boas experiências!
Dra Daniela Silva
0 comentários