Raça do cão

O meu wiko sempre foi muito meigo, para os de casa. 
É um óptimo protector e não aceita que ninguém estranho se chegue perto de nós quando ele está. 
Ninguém cá em casa pode falar mais alto um bocadinho, que ele mete-se logo no meio.

Mas será isto normal nestes cães. 
Ou o meu wiko tem mimo a mais 😊


Cão de gado transmontano

Esta é a raça do wiko. 
Um pouco desconhecida para mim, até ele chegar. 

Fiquem também a conhecer um pouco sobre ela. 

"O Cão de Gado Transmontano é originário de uma área geográfica que corresponde, no essencial, ao Nordeste de Trás-os-Montes.


Ao adquirir um cachorro desta raça é bom saber alguns pormenores referentes à sua história e ao seu património genético a fim de lhe poder dar a educação e a alimentação necessárias para que ele se desenvolva da melhor forma possível, saudável e com uma postura socialmente correcta. Só assim será possível conviver em harmonia com um cão adulto desta raça.

Um guarda excepcional
Esta é a primeira consideração que devemos ter em mente quando um cachorro desta raça entra na nossa vida. Ele não precisa de ser ensinado a cumprir com este trabalho porque desde sempre esta raça foi utilizada para a PROTECÇÃO.
O cachorro felpudo e patudo que sai da mãe aos 50 dias e que parece inofensivo e sempre meigo vai-se transformar naturalmente num protector exímio do seu território e dos bens à sua guarda. Isto acontece em adulto, depois do ano de idade. Mas para que isso aconteça sem causar problemas haverá que lhe ensinar regras e a respeitar a família, os amigos e os outros animais domésticos da casa.

Respeitar o dono
O cachorro de 50 dias que entra em nossa casa e que pesa 8 quilos e mede 35 cm em menos de 1 ano vai pesar 60 quilos e medir 80 cm. Se nas primeiras semanas é possível andar com ele ao colo, cedo deixa de o ser devido ao seu peso excessivo e ao seu tamanho.
É portanto necessário aprender a dominar este cão desde os primeiros dias, ensinando-lhe as regras da educação e das boas maneiras e, com firmeza, também o dom da obediência.
Aos 2 meses já deve saber andar á trela sem puxar, reagir ao chamamento do nome, fazer as necessidades nos jornais (se viver em casa) e ficar sozinho sem uivar durante a noite. Deve saber que a voz grossa representa um castigo e que a palavra "NÃO" exige imediata obediência.
Aos três meses deve ser firmemente repreendido se fizer asneiras e deve aceitar a repreensão sem arreganhar o dente.
A palavra de ordem é sempre: respeito
Para contrabalançar esta educação rígida, o dono deve ser pródigo em festas, e em atenções para este cachorro que é extremamente carente de afecto e reage sempre com muita alegria a demonstrações de carinho.

Possessivo e ciumento
O cachorro Cão de Gado é ciumento e possessivo o que pode ser um perigo quando for adulto se não lhe ensinarmos a controlar esse instinto.
Esta característica é muito própria desta raça e deve ser controlada desde o início.
É bom mais uma vez lembrar que no acompanhamento do rebanho no campo sobrevive o mais forte e portanto a defesa da pouca comida que lhes é dada transforma-se numa primordial necessidade de sobrevivência. Assim, em casa o cachorro deve aprender a permitir, sem resmungar, que lhe toquem na comida, nos brinquedos e que façam festas nos outros cães ou animais da casa, se os houver. Porque o dono transforma-se também para ele num bem de grande importância que não vai querer compartilhar com ninguém!

Sou grande mas muito meigo
O cachorro Cão de Gado adora mimos e meiguices, reage com uma alegria muito própria as festas do dono, que normalmente se manifesta por pulos no ar e patadas.
Se esse comportamento é tolerável em pequeno é bom não esquecer que 60 quilos de impulso numa patada podem ter efeitos muito devastadores quando o cão crescer e for adulto e que se não for ensinado a controlar este tipo de impulso em pequeno ele não vai perceber que não pode continuar a brincar assim com o dono em adulto!
Outra característica da raça quando quer manifestar amor é mordiscar o dono. Mais uma vez há que lhes ensinar a não o fazer. Se os mordiscos de cachorro na muda de dentes são uma experiência desagradável, mordiscos de adulto podem ser altamente dolorosos! E atenção que eles são muito teimosos e vão ter dificuldade em aprender!" 

...Descrição tirada de http://www.caodegadotransmontano.org.pt/ . 

Pois é o meu Wiko é mesmo assim, não podia haver descrição melhor. 

Assim vai o meu mundo. 
Com o melhor cão do mundo 😉


Inês


Tags:

Share:

0 comentários