A importância da hidratação…. - Por Drª Daniela Silva

Uma ingestão adequada de líquidos, seja água ou infusões, previnem a desidratação e são meio caminho para nos sentirmos melhor.

A quantidade de líquidos que necessitamos diariamente, varia de pessoa para pessoa consoante as suas necessidades específicas, mas também com o tipo de trabalho, temperatura a que está sujeito ou atividade física realizada.

Mas afinal, quais as consequências da desidratação?
A diminuição da capacidade física, da atenção, concentração e memória, bem como um comprometimento da tomada de decisões e da eficácia da resolução de problemas estão entre as consequências observadas em indivíduos sujeitos a uma desidratação ligeira. Por outro, lado a desidratação crónica está associada à obstipação, infeções do trato urinário, problemas de saúde oral, respiratórios, cálculos renais e perda de faculdades mentais. Nunca é demais lembrar-vos que uma grande perda de água é potencialmente fatal.
Neste sentido é aconselhado uma ingestão mínima de 1,5 a 2 litros diários (se a pessoa não tiver outro tipo de patologias nas quais é necessário restringir a quantidade de líquidos que ingere). Mas mesmo a quantidade mínima recomendada, pode representar uma luta difícil de ser vencida.
Hoje deixo-vos algumas dicas que podem adicionar ao vosso dia a dia para facilitar a ingestão de líquidos.
·         Troquem a água por infusões - Se não gosta de água, ou que preferem bebidas com sabor, optem pelas infusões que podem ser consumidas frias ou quentes.
·         Aproveitem a tecnologia - Existem aplicações para os telemóveis que permitem gerir a quantidade de líquidos que ingerem.
·         Coloquem alarmes no telemóvel - Se têm dificuldade em lembrar-se de beber água, colocar alguns alarmes ao longo do dia no seu telemóvel pode ser a solução. Assim não há falhas...
·         Garrafa, a nova melhor amiga - Comprem uma garrafa que seja mais resistente e duradoura e garantam que anda na mala, carro e vai convosco para todo o lado. Desta forma têm sempre água por perto.

 Lembrem-se de que a sede é um sinal de alarme do nosso organismo, pelo que quando dispara, significa que já estamos em algum estado de desidratação, daí a importância de ingerir líquidos mesmo antes de sentir sede.



Um beijinho!
Da vossa nutri Drª Daniela Silva

Share:

0 comentários