Lactose: é mesmo um perigo? - por Drª Daniela Silva

Olá meus queridos!


Hoje venho falar-vos de um tema que normalmente causa bastante polémica…a lactose e a moda do consumo de produtos sem lactose por quem normalmente não tem indicação para isso….



Começando pela nossa base…O leite! É uma excelente fonte de proteínas de alto valor biológico. É também veículo de várias vitaminas (vitaminas do complexo B, vitamina D e vitamina A) e minerais (cálcio, zinco, fósforo e magnésio), importantes na saúde óssea e muscular. A lactose é um açúcar naturalmente presente no leite e produtos lácteos, no entanto nem todas as pessoas têm capacidade de “digerir” este composto. Para isso precisamos de uma enzima (uma espécie de trituradora) chamada lactase que vai ajudar na digestão deste açúcar. Qualquer individuo pode nascer com intolerância à lactose ou pode tornar-se intolerante ao longo da vida.
Convém explicar que existem diferentes “níveis” de intolerância, por exemplo um individuo pode ser intolerante à lactose e mesmo assim conseguir comer sem qualquer problemas produtos derivados do leite como o queijo e o iogurte.
Alergia e intolerância são problemas diferentes!!!!
Devem ter ainda em conta que a intolerância à lactose é frequentemente confundida com uma alergia, mas os mecanismos de ambas são muito diferentes. Uma pessoa que tenha uma alergia reage a qualquer pequena partícula com reações graves, sendo esta resposta SEMPRE mediada pelo nosso sistema imune….
A presença da lactose mal digerida no intestino provoca desconforto, com distensão abdominal, flatulência, cólicas, náuseas ou diarreia e em geral começam 30 minutos a duas horas após a sua ingestão. Em geral, é possível consumir pequenas porções de lactose sem consequências secundárias, já que o efeito depende da dose, não interferindo com o sistema imune (ao contrário das alergias). Para quem é intolerante, aprender a dosear a quantidade de lactose que ingere, é uma aprendizagem individual e intransmissível.


Antes de decidirem cortar nos lácteos ou outro produto, procurem informação e façam uma avaliação correta com o vosso médico e nutricionista! Qualquer restrição alimentar que façam, pode promover carências nutricionais graves e prejudicar a vossa saúde.


Um beijinho e até ao próximo post….



Share:

0 comentários